
SOBRE

O grupo Talaus Teatro faz parte do Grupo de Solidariedade Musical e Desportiva de Talaíde, sito na fronteira entre Oeiras e Cascais. O Talaus Teatro nasceu em 2014 e, desde então, tem estado em permanente actividade: fomentando o gosto pelo teatro na vila em que se insere; proporcionando formação aos elementos do grupo e da comunidade; partilhando conhecimento e experiências com outros grupos de teatro e com outros públicos-alvo; criando projectos de solidariedade social; dinamizando projectos com a população sénior.
Em 2014, o Talaus Teatro estreou a sua primeira produção: a peça infantil Gente bem Diferente (adaptada da peça homónima de Ana Maria Machado), com encenação de Sofia Menezes, em cena de Dezembro de 2014 a Outubro de 2015, em vários palcos dos Concelhos de Oeiras e Cascais. Gente bem Diferente é uma peça que fala da magia da família, tem duração de 40 minutos e um elenco de 6 actores. Com Gente bem Diferente, o Talaus Teatro esteve presente na Mostra de Teatro de Oeiras e no Festival Teatro entre Nós, da Câmara Municipal de Cascais.
Em Janeiro de 2016, o Talaus Teatro estreou a comédia A Esplanada, criada e encenada por Sofia Menezes. A Esplanada esteve em cartaz até Julho de 2016 e fez também parte da programação da Mostra de Teatro de Oeiras. Foi reposta durante o mês de Maio de 2017 e apresentada em no Amarteatro, promovido pela Federação Portuguesa de Teatro Amador. A peça A Esplanada é uma comédia em dois actos, com a duração de 90 minutos (com intervalo) e direccionada a um público maior de 12 anos. A Esplanada mostra o dia-a-dia de um café de bairro, com todas as peripécias que ali podem acontecer e com um fim absolutamente inesperado. Do elenco fizeram parte 11 actores.
Em 2017, o Talaus Teatro estreou a peça infantil Ver com Olhos de Sentir, criada e encenada por Sofia Menezes (estreia a 18 de Dezembro de 2016) e a comédia A Noiva, adaptação da peça Boda Deslumbrante ou a Vingança de Antero, de Luísa Costa Gomes, com encenação de Dulce Rito (estreia a 14 de janeiro de 2017).
Ver com Olhos de Sentir é uma peça sobre a importância do papel das emoções na vida de todos nós. É uma peça dirigida a toda a família e tem a duração de 40 minutos. Do elenco fazem parte 6 actores.
A peça A Noiva é uma comédia constituída por monólogos que giram em torno de uma noiva, no dia do seu casamento. Tem uma duração de cerca de 70 minutos e do elenco fazem parte 8 actores.
No ano de 2016/2017 o Talaus Teatro totalizou 27 actuações em palcos dentro e fora dos Concelhos de Oeiras e de Cascais.
Em 2018, O Talaus Teatro estreou duas novas produções: Eles sem Elas... e O Mundo Fora da Caixa.
Eles sem Elas é uma comédia com a duração de 90 minutos (com intervalo) e escrita e encenada por Sofia Menezes, para 6 actores. A comédia Eles sem Elas dá-nos a conhecer o quotidiano de quatro amigos, que podiam ser qualquer um dos nossos amigos, ou mesmo muitos de nós. Artur, Sérgio, Carlos e Duarte encontram-se periodicamente no seu bar de eleição, onde Mr. Bigs os espera e os serve sempre com a mesma atenção e paciência redobrada a cada nova visita. Os quatro homens falam da vida em geral, de futebol e de coisa nenhuma, delas...em particular. Elas, que podem ser as suas mulheres, as de outros, as amigas, as amantes, as amadas. Eles sem Elas retrata a vida comum de forma simples e divertida com muitas surpresas pelo meio. As surpresas, essas, dão-lhes a palavra a elas e Eles...no final... gostam assim!
O Mundo Fora da Caixa é uma peça infanto-juvenil, com a duração aproximada de 40 minutos. O Mundo Fora da Caixa mostra como lidar com emoções como a Inveja e a Vergonha, com a ajuda de outras emoções como a Gratidão. João é um rapaz como qualquer outro, mas que se refugia sozinho na sua caixa do Eu sempre que quer tentar deixar de sentir emoções mais negativas. Ao longo da peça, João vai perceber, com a ajuda das amigas Ana e Marta que, haja o que houver, venha quem vier, com a ajuda da família e dos amigos, o mundo fora das nossas caixas do Eu pode ser um lugar maravilhoso para vivermos.
Para além das produções do grupo, o Talaus Teatro promove vários tipos de projectos, como o mês do teatro solidário: Abril Teatro Mil. Este projecto tem como objectivo a promoção do teatro em Talaíde e a ajuda a instituições de solidariedade social do concelho. Assim, desde Abril de 2015, nos fins-de-semana de Abril, são promovidos espectáculos de outros grupos no palco do Talaus Teatro. O custo dos bilhetes foi transformado em bens alimentares e outros bens de primeira necessidade que revertem, em cada fim-de-semana, para uma instituição de solidariedade social diferente.
O Talaus Teatro também dá formação para fora do grupo. Em Julho de 2016, o Talaus Teatro , em parceria com a empresa Mexe-te Mais , deu formação a grupos de jovens adolescentes no âmbito do conhecimento e desenvolvimento das emoções com o projecto À Descoberta das Emoções.
Desde Maio de 2016, o Talaus Teatro tem o projecto Somos as Nossas Histórias, um projecto de acção social que pretende envolver a população sénior de Talaíde e que teve, como objectivo inicial, a criação de um espectáculo de teatro criado pelo grupo, a partir de histórias de vida das séniores da vila com a participação dos próprias.
Ainda no âmbito da formação, mas a nível interno, o Talaus Teatro tem participado, desde 2014, em vários Fóruns de Teatro Amador, promovidos pela Federação Portuguesa de Teatro Amador, que ocorrem semestralmente, em vários locais do país.
Em 2017, o Talaus iniciou o projecto Talaus TransForma com o obejctivo de trazer formação à Sede do grupo e promover essa formação específica não só junto dos elementos do grupo como para quaisquer outros interessados. Em Outubro, a sessão de formação incidiu sobre A Voz, com o formador João Fartaria. Em Novembro, a sessão de formação incidiu sobre As Emoções, com a formadora Mariana Moreira.
O grupo Talaus Teatro é constituído por 14 actores.
O Talaus Teatro tem uma página no Facebook onde é possível ficar a conhecer um pouco mais do grupo: https://www.facebook.com/talausteatro/?fref=ts

Sofia Menezes
Ouvinte de histórias a tempo inteiro; contadora de fábulas e histórias de encantar na vida e no palco. Atriz por amor há cerca de 20 anos; encenadora como nova paixão desde 2014. A imaginação fustiga-lhe a escrita que usa para dar voz, através de inúmeras personagens, às histórias que guarda na memória. Peças escritas para teatro, algumas; escritos inquietos, desarrumados e apaixonados, um número sem fim. Nomeadamente, autora da comédia em 2 atos A Esplanada, com o quotidiano como pano de fundo; da peça infantil Ver com Olhos de Sentir, sobre a importância das emoções; Histórias na Ponta dos Dedos, peça que tem por base as histórias de vida das utentes do Centro de Dia de Talaíde, recolhidas ao longo de dois meses ( Esta peça insere-se no projeto Somos as Nossas Histórias, um projeto de envolvimento social da comunidade local de Talaíde que Sofia desenvolve, desde 2016, com o grupo de teatro amador Talaus Teatro); da comédia Eles sem Elas...homens com Elas como pano de fundo; e da peça infanto-juvenil O Mundo fora da Caixa, escrita como seguimento de Ver com Olhos de Sentir e abordando algumas das emoções sociais como a Vergonha, a Inveja ou a Gratidão
Sofia Menezes é professora universitária há 21 anos. Usa o sorriso como arma e as palavras como varinha de condão.

Marisa Leandro
Resolveu experimentar o teatro e nunca mais conseguiu largar. Encara o teatro como a sua 2ª profissão, uma paixão que abraça desde a década de 90. Tendo já participado em inúmeras peças de teatro amador como actriz e em algumas como encenadora, abraçou este projecto que nasceu do amor ao teatro que um grupo de amigos partilhava entre si e do querer "fazer acontecer".

Luís Fernandes
Eterno aprendiz de ator! O imenso gozo de vestir a pele de diferentes personagens e de sentir a reacção de quem nos está a observar, constituem a motivação que me tem levado a fazer teatro durante um bom par de anos! Por temperamento pessoal, identifico-me mais com a comédia, embora considere que o drama seja, por si só, mais desafiante! Enquanto beneficiar da companhia de malta porreira, vou prosseguindo com este meu teatro! Obrigado a todos!

José Carlos Ferreira
O actor oculto, o actor improvável, o actor apaixonado.

Rúben
Olá! O meu nome Rúben, tenho 18 anos e faço parte do Talaus desde 2016. Sempre gostei muito de teatro então, sempre que tenho oportunidade para o fazer, aproveito. Estou neste momento a tirar o curso de teatro da ESTC, a ver se faço da minha paixão a minha vida!